Biografia
Gloria de los Ángeles Treviño Ruiz nasceu no dia 15 de fevereiro de 1968 em Monterrey,Nuevo León, México; filha do arquiteto Manuel Treviño Cantú e Gloria Ruiz Arredondo. Foi criada desde o seu nascimento até os doze anos de idade na cidade de Victoria, Tamaulipas. Com dez anos, seus pais se divorciaram e Gloria passou a viver na sua cidade natal com sua mãe e seus irmãos.
Durante a secundária (ensino fundamental), Gloria mostrou interesse pelo rock americano e britânico, pois escutava Led Zeppelin,The Doors,Deep Purple, Pat Benatar e Janis Japlin entre outros; influência que depois serviu para estilizar sua música e sua imagem rebelde. Mesmo assim, teve aulas de ballet com sua mãe, a senhora Gloria Ruiz.
Em 1982, com catorze anos, o programa musical e de concursos XETU da Televisa lançou uma convocatória em busca da sósia da personagem Chispita protagonizada pela cantora Lucero. Gloria viajou para a Cidade do México com a sua mãe para participar da competição. Devido a sua grande semelhança com a atriz, ganhou o concurso, em que concederam como prêmios, o vestuário da personagem e uma bolsa de estudos artísticos no Centro de Capacitación de Televisa.
Mediante a autorização e acompanhamento de sua mãe, estudou durante um ano na capital mexicana, onde com quase quinze anos, um pouco antes de finalizar seus estudos no CEA, foi apresentada a um dos produtores musicais mais famosos e reconhecidos daquele momento, Sergio Andrade. Gloria foi em audiências cantando algumas de suas primeiras composições e Andrade propôs que participasse em um dos seus projetos musicais.
Em 1985 formou-se o grupo Boquitas Pintadas composto por Gloria, Maria Raquenel (Mary Boquitas), Pilar, Mônica e Claudia. Desde esse momento iniciou-se a preparação; Andrade ensinou-lhes música, canto, atuação e vocalização. Um ano mais tarde, lançaram seu primeiro álbum, do qual Andrade foi produtor e diretor.
Gloria teve que preparar-se por um ano, como a demais integrantes, tendo aulas de piano, pois para participar do grupo era necessário tocar algum instrumento.
A indústria discográfica não favoreceu o grupo, e o álbum foi um fracasso. O grupo desintegrou-se devido às diferenças entre suas integrantes e a companhia discográfica.
Gloria sofreu uma forte crise econômica, e começou a procurar trabalho até que conseguiu um emprego de instrutora de aerobics. A Trevi de novo buscou o apoio econômico da sua família para continuar com seus planos musicais para os quais se reuniu novamente com Sergio Andrade para mostrar-lhe sua proposta como solista.
... Qué hago aqui? (1988-1990)
Em agosto de 1989 lançou seu primeiro disco como solista, titulado ...Qué hago aqui? Seu primeiro sucesso foi o single Dr. Psiquiatra, que a colocou em 1º lugar por treze semanas consecutivas nas rádios mexicanas.
Em dezembro do mesmo ano, Televisa deu as boas-vindas à Gloria Trevi, que se apresentou no programa musical Siempre en domingo conduzido por Raúl Velasco, o que fez com que milhões de pessoas do México e da América Latina conhecessem-na.
Com essa produção obteve seus primeiros discos de ouro da sua carreira por mais de 300.00 cópias vendidas e se manteve nos mais altos lugares de popularidade com as seus sucessos El último beso e ¿Qué voy a hacer sin él?.
Em 1990, Trevi iniciou sua primeira gira de apresentações e se converteu em uma das artistas mais controvertidas. Junto com Sergio Andrade iniciou a gravação do seu segundo disco durante os meses de setembro, outubro e novembro.
Tu ángel de la Guarda (1991-1992)
Em maio de 1991, lançou seu segundo disco Tu angel de la guarda, que inclui as músicas Pelo Suelto e Agárrate, alguns dos temas mais controvertidos e censurados em várias partes do país; Virgen de las Virgenes, igualmente censurada na televisão; Hoy me iré de casa, La pasabas bien conmigo e Como si fuera la primera vez. Temas que sustenta uma dura discussão pública com sua avó, quem a critica fortemente por sua forma de atuar.
Depois do lançamento do disco, Gloria esteve trabalhando intensamente com promoções na rádio, televisão e meios impressos. Gloria viajou pela primeira vez ao exterior visitando Puerto Rico, Argentina, Colombia, Guatemala,Venezuela, Costa Rica, e recebeu um disco de Ouro y de Prata pelas altas vendas. Ainda, teve tempo para escrever, desenhar e criar novos personagens para as páginas da sua revista Las insólitas, increíbles e inverosímiles de Gloria Trevi.
Também se lançou ao cinema. Seu primeiro filme, dirigido pelos irmãos Galindo, foi estreada em dezembro do mesmo ano. Pelo Suelto foi número um no México e estabeleceu o record como um dos filmes com mais sucesso de bilheteria na história do cinema mexicano.
No mesmo mês, a primeira edição do seu almanaque lançou à venda nas revistarias por todo o país. El calendário de la Trevi ’92 apresentava fotos com poses eróticas e roupas minúsculas que impôs marcas de venda com mais de 300.000 exemplares adquiridos pelos seus admiradores.
Me siento tan sola (1992-93)
No verão de 1992, Gloria Trevi apresentou seu terceiro álbum produzido por Sergio Andrade titulado Me siento tan sola. O primeiro single, Zapatos Viejos, colocou-se quase que imediatamente nas listas de popularidade. Esse tema serviu, também, como título do seu segundo filme.
A um mês do lançamento do terceiro disco, foi entregue à Gloria um Disco de Ouro Doble pelas altas vendas do álbum. Trevi promocionou este material em países como Argentina, Chile, Estados Unidos, Venezuela,Colombia, Puerto Rico e América Central e durante 1992 pela primeira vez viajou a Espanha, onde também conseguiu impactar o difícil público espanhol com seu nada comum espetáculo.
Más turbada que nunca (1994-95)
Gloria apresentou seu querto álbum titulado Más turbada que nunca em janeiro de 1994. O primeiro single, La papa sin Catsup se posicionou dentro dos dez primeiros lugares de popularidade da rádio e televisão igualmente que El recuento de los daños.
Algumas estações de rádio censuraram suas músicas e a criticaram pelo uso da linguagem com duplo sentido. Esta produção causou polêmica devido a suas letras extravagantes, irônicas e cheias de metáforas.
Em 5 de júlio de 1995 se estreou seu terceiro filme titulado Una papa sin catsup. Trevi protagonizou em forma simultânea dois personagens: La greñas, líder de um bando de traficantes, e também uma jovem inocente.
Si me llevas contigo (1995-97)
Sergio Andrade produziu o último álbum da Trevi nos anos 90s, titulado Si me llevas contigo, lançado em novembro de 1995. A dez canções da produção consiladaram a Trevi como compositora, as quais incluem temas que deram muito o que falar como a homosexualidade religiosa, crises econômicas e corrupção política.
Em de 13 de março de 1996, Gloria anunciou que não faria mais concetos ao vivo por motivo do câncer de seu representante. Ofereceu seus dois últimos shows no Auditorio Nacional, frente a mais de 7 mil seguidores.
Caso Trevi-Andrade (1997-2004)
O escândalo de Gloria Trevi e Sergio Andrade começou em abril de 1998 quando a ex-corista Aline Hernández publicou o livro La Gloria por el Infierno. Assim, iniciou um dos casos mais comentados do México. O livro, que revelava os problemas com seu ex-marido Sergio Andrade, a relação de Gloria Trevi com seu representante e os supostos abusos e humilhações que recebiam as jovens que trabalhavam com Andrade, vendeu mais de 240 mil exemplares.
Em 1999, a senhora Teresa de Jesús Gómez, mãe de Karina Yapor apresentou uma denúncia ante a Procuraduría de Justicia del estado de Chihuahua pelos delitos de rapto, corrupção, abuso e violação de menores.
Em 1 de junho de 1999, a Procuradoria gerou ordem de apreensão contra Trevi, Andrade e Mary Boquitas. Solicitou a colaboração da Interpol para localizar o paradeiro do chamado clã Trevi-Andrade baixo os cargos de violação e seqüestro de menores. Depois de 10 meses de estar desaparecidos, em 13 de janeiro de 2000, Gloria Trevi, Sergio Andrade e Mary Boquitas foram detidos no Rio de Janeiro, Brasil onde vivam fazia 3 meses com a irmãs Kátia, Karla e Karola de la Cuesta.
O governo mexicano solicitou ao brasileiro a extradição dos implicados. Logo que o clã Trevi-Andrade foi transportado a Brasília, Sergio Andrade declarou a um canal de televisão que teve uma filha com Gloria Trevi no Brasil antes que fossem capturados. Cinco meses depois, o Supremo Tribunal Federal concedeu ao México a extradição do clã para enfrentar a justiça mexicana. Imediatamente, os envolvidos iniciaram uma batalha legal para impedir sua extradição argumentando que sua vida estava em risco.
Em 5 de outubro de 2001, Gloria revelou que estava grávida e em 18 de fevereiro de 2002 a cantora deu a luz a um menino com nome Angel Gabriel. Depois de 3 anos, em 28 de novembro de 2002, Gloria Trevi anunciou que voltava ao México de maneira voluntária para enfrentar a justiça. Em 21 de dezembro de 2002 Gloria e seu filho chegaram a Cancun para serem transportados a Chihuahua onde a atriz ingressou no Centro de Readaptación Social del Estado. Desde a sua cela, Gloria escreveu sua história Gloria (2002).
Depois de quase dois anos de permanecer na prisão e de que a Procuradoría de Justicia havia solicitado pena máxima de 34 anos de cadeia, o juiz Javier Pineda ordenou liberdade imediata de Gloria Trevi, Mary Boquitas e Marlene Calderón por não encontrar elementos suficientes que comprovassem o crime.
Depois de quatro anos, oito meses e oito dias de permanecer na prisão, a cantora Gloria Trevi foi absolvida e exonerada pelo juiz do Séptimo Penal de Chihuahua pelos delitos de rapto e corrupção de menores, uma resolução que causou surpresa e comoção em todo o México.
Cómo nace el universo y La trayectoria (2004-07)
Gloria Trevi reiniciou sua carreira musical com o álbum Como nace el universo produzido por Armando Ávila e lançado em dezembro de 2004. Obteve Disco de Ouro e de Prata nos EUA além da nominação de melhor álbum de pop latino pela revista Billboard.
Nesse mesmo ano, Gloria gravou o tema Vive como uma colaboração para o último álbum do grupo Kabah.
Gloria começou sua gira internacional Trevolucion no dia 4 de março de 2005, em Monterrey, frente a mais de 10 mil seguidores, mas teve que ser interrompida devido a sua gravidez. Miguel Armando nasceu dia 10 de agosto em McAllen, Texas.
La Trayectoria é o título do primeiro projeto que realizou com a companhia de disco Univision Music a mediados de 2006. Inclui material ao vivo gravado durante sua gira Trevolucion nas cidades do México e de Monterrey.
Una rosa blu (2007-2010)
Seu oitavo disco foi titulado Una Rosa Blu, lançado em 2 de outubro de 2007. Recebeu várias críticas favoráveis e registrou altas vendas no México e EUA.
Em 2008, Gloria voltou às listas de sucesso na rádio e na televisão em grande parte da latinoamérica graças ao tema Cinco Minutos. Iniciou a gira Una Rosa Blu dia 15 de fevereiro de 2008 em Los Ángeles, e a apresentou nos EUA, México, América Central e América do Sul. Em 2009 continuou sua gira, visitando também a Espanha.
Colaborou com música e letra para a trilha sonora da série Mujeres Asesinas 2, e colaborou com o disco da cantora Chenoa com a canção Nada de Nada.
No dia 17 de dezembro de 2009 se casou com o empresário Armando Gómez na Catedral Metropolitana de Monterrey.
No dia 8 de maio de 2010 concluiu sua gira de shows Una Rosa Blu no Nokia Theater de Los Ángeles frente a mais de 10 mil espectadores e anunciou o lançamento de uma nova gira acompanhado com um novo disco que prepara para o ano de 2011.
Gloria (2011)
Seu nono disco foi titulado Gloria, lançado em 22 de março de 2011 é um dos seus melhores discos sem dúvidas, em menos de 48h alcançou disco de Ouro nos Estados Unidos. Seu primeiro single é "Me Rio de Ti" lançado em Janeiro uma das músicas mais esperadas pelos fãs. Seu segundo single é "Vestida de Azúcar" que é uma música romântica tem mais de 2 milhões de visualizações no youtube é um super sucesso, foi lançado em 5 maio de 2011. No disco inclui várias músicas dentre elas um dueto com Paulina Rubio "No Al Alguacil", tambem há Cambio Y Fuera, Fan, Fuego con Fuego, Puede Ser Amor, Que Decisión Tan Fatal dentre outras mais.
Assinar:
Postagens (Atom)